Museu da Casa Brasileira recebe a exposição que conta a história da botica Granado

‘Design e indústria – A História da Tradicional Botica Granado apresenta o histórico dos principais acontecimentos dos 152 anos da empresa. A curadoria é das historiadoras, Ana Maria Pereira de Almeida e Jacqueline de Araujo. Na exposição, o público pode conhecer mais de 250 peças que fazem parte do acervo da Granado e ainda entender o desenvolvimento dessa indústria e publicidade no contexto da cidade do Rio de Janeiro. O passeio começa pela origem da marca, com seus rótulos, embalagens e impressos de diferentes épocas. O visitante é convidado a fazer uma viagem no tempo por meio de produtos icônicos, registros de clientes ilustres, condecorações nacionais e internacionais. Ao final, poderá conhecer a produção e desenvolvimento dos produtos e visitar uma sala interativa sobre o universo da perfumaria. Início de um legado A botica Granado Pharmácias, empresa de cosméticos e medicamentos mais tradicional do Brasil, foi fundada pelo português José Antonio Coxito Granado, na capital imperial no Rio de Janeiro (RJ), na antiga Rua Direita – atual Rua Primeiro de Março, na época a rua mais movimentada da cidade. O tempo foi passando e a Granado permanece de portas abertas no mesmo lugar. O que chama atenção é que foi com manipulação de extrato de plantas e ervas cultivadas no sítio Granado, que ele conquistou a família real de D. Pedro ll, que decidiu condecorar a botica com o título de Pharmácia Oficial da Família Imperial Brasileira, esse fato histórico aconteceu pela cultivação dos produtos naturais.

Em 1870, o português José Antonio Coxito Granado funda a botica Granado no Rio de Janeiro (RJ), então capital do império, na antiga Rua Direita – atual Rua Primeiro de Março. Em seus primórdios, a ‘pharmácia’ manipulava produtos com extratos vegetais de plantas, ervas e flores brasileiras, cultivadas no sítio do seu fundador, em Teresópolis (RJ). Coxito ainda importava produtos da Europa e adaptava suas fórmulas para os padrões locais. A qualidade e eficácia dos produtos da Granado logo conquistaram a corte de dom Pedro II e, em 1880, foi conferido à empresa o título de Farmácia Oficial da Família Imperial Brasileira. Já no século 20, a empresa seguiu conquistando espaço: inaugurou novas lojas na cidade do Rio e adquiriu uma fábrica em Belém (PA), onde passou a produzir os sabonetes em barra. O português Coxito também se aventurou no ramo de publicações. Entre os anos de 1887 e 1940 editou o almanaque anual “Pharol da medicina”, no qual médicos, farmacêuticos e público eram informados sobre os novos produtos da sua farmácia. Em meados dos anos 1990, após de três gerações na família, a farmácia passou a ser presidida pelo inglês Christopher Freeman. Em 2004, a Phebo foi incorporada à empresa, bem como os produtos que fabricava. A empresa modernizou seu complexo industrial e chega hoje a 80 lojas, tendo ainda ampla distribuição de produtos na Europa.

Organização:

EventoPresencial

SegmentosArtes Visuais

Data 03/03/2022 a 29/05/2022

Horário 10:00 às 18:00

Funcionamento De terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a COVID-19.

Local Museu da Casa Brasileira- Av. Brig. Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano - SP - São Paulo - SP

Classificação Indicativa Livre

Valores R$ 20,00 (inteira) - R$ 10,00 (meia entrada) | Gratuito às terças-feiras

E-mailjaquelinelima@mcb.org.br

Site https://www.mcb.org.br/pt/programacao/exposicoes/exposicao-design-e-industria-a-historia-da-tradicional-botica-granado/

Ingressos Os ingressos podem ser adquiridos diretamente na bilheteria ou pelo site do Museu https://www.mcb.org.br/pt/

Acessibilidade

  • Física

Programação sujeita a alteração (confirmar data e horário no site do organizador)

Veja também
Nelson Kon
Privado: Museu Afro Brasil terá exposição que abordará processo de independência em São Paulo e na Bahia
Leia mais
Reprodução
Fábrica de Cultura promove atividade lúdica com tema da Independência do Brasil
Leia mais
Reprodução
Fábrica de Cultura tem Festival de Trap, Funk e Rap sobre o bicentenário da independência
Leia mais