Arquivo Público de Sergipe promove ciclo de debates sobre o bicentenário da Independência

O Arquivo Público do Estado de Sergipe (APES), no ano em que completa 99 anos e em contagem regressiva para o seu centenário, tem como uma de suas ações estratégicas para 2022 a realização de ciclo de debates alusivos ao bicentenário da Independência do Brasil, efeméride importante no imaginário político brasileiro. As narrativas sobre o 7 de setembro de 1822 ainda são marcadas pela participação de “grandes vultos” e celebradas do ponto de vista do Estado, sob a égide de estado-nação “independente” e regido pelo princípio de “ordem e progresso”. Nesse sentido, o APES propõe uma série de palestras on-line com o objetivo de promover a reflexão sobre os “outros sujeitos” do processo de independência em seu devir histórico de 200 anos de Brasil independente. As mulheres, os povos indígenas e a população negra têm papel de destaque nesta abordagem. Para além dos personagens e considerando a natureza do órgão propositor, o APES inclui no ciclo de debates espaço para discussão sobre o papel dos arquivos na administração pública brasileira, com seus temas e acervos abertos para as possibilidades de construção de novos projetos nacionais num contexto fortemente marcado pela crise neste ano de 2022. Confira abaixo a programação completa que será transmitida pelo YouTube:
Março: 30/03 (quarta-feira) – Horário: 10h – do Tema: O protagonismo feminino no Brasil “independente” – A contribuição de Beatriz Góis Dantas para a história de Sergipe. Palestrante: Profa. Dra. Marluce Lopes (UFS)Abril Data: 26/04 (terça-feira) Horário: 10:00h Tema: Os povos indígenas no Brasil “independente”: genocídio e (re)existência. Palestrantes: Prof. Ivanilson Martins (Mestrando UFAL) e Prof. Dra. Valéria Maria Santana Oliveira (IFS).
Abril: 26/04 (terça-feira) – Horário: 10h Tema: Os povos indígenas no Brasil “independente”: genocídio e (re)existência. Palestrantes: Prof. Ivanilson Martins (Mestrando UFAL) e Prof. Dra. Valéria Maria Santana Oliveira (IFS).
Maio: 24/05 (terça-feira) – Horário: 10h – Sugestão do Tema: A população negra e no Brasil “independente”. Palestrante: Prof. Flávio Nascimento (Doutorando em História Social/UFF)
Junho: 21/06 (terça-feira) – Horário: 10h – Sugestão do Tema: Passado, presente e futuro dos arquivos nos 200 anos da administração pública brasileira: preservação e acesso à informação. Palestrante: Prof. José Maria Jardim (a confirmar).
Agosto: 17/08 (quarta-feira) – Horário: 10h – Sugestão de tema: Narrativas historiográficas e a questão do Patrimônio Histórico no Brasil “independente”. Palestrantes: Prof. Dra. Edna Matos (UFS) e Prof. Dr. Carlos Malaquias (UFS).
Setembro: 6/9 (segunda-feira) – Horário: 10h – Sugestão de tema: Os Sequestros da Independência. Palestrante: Prof. Dra. Lilia Moritz Schwarcz (USP).
Outubro: 11/10 (terça-feira) – Horário: 10h – Tema: A educação no Brasil “independente” Palestrante: Prof. Dr. Jorge Carvalho do Nascimento (UFS)”
EventoVirtual
SegmentosSeminário/palestra/curso
Data 30/03/2022 a 11/10/2022
Horário 10:00 às 12:00
Local Youtube
Classificação Indicativa 16 anos
Valores Gratuito
E-mailapes.seduc@seduc.se.gov.br
Site https://capacitacao.seduc.se.gov.br
Acessibilidade
- Sem informações
Programação sujeita a alteração (confirmar data e horário no site do organizador)