Arquivo Público de Sergipe promove ciclo de debates sobre o bicentenário da Independência

O Arquivo Público do Estado de Sergipe (APES), no ano em que completa 99 anos e em contagem regressiva para o seu centenário, tem como uma de suas ações estratégicas para 2022 a realização de ciclo de debates alusivos ao bicentenário da Independência do Brasil, efeméride importante no imaginário político brasileiro. As narrativas sobre o 7 de setembro de 1822 ainda são marcadas pela participação de “grandes vultos” e celebradas do ponto de vista do Estado, sob a égide de estado-nação “independente” e regido pelo princípio de “ordem e progresso”. Nesse sentido, o APES propõe uma série de palestras on-line com o objetivo de promover a reflexão sobre os “outros sujeitos” do processo de independência em seu devir histórico de 200 anos de Brasil independente. As mulheres, os povos indígenas e a população negra têm papel de destaque nesta abordagem. Para além dos personagens e considerando a natureza do órgão propositor, o APES inclui no ciclo de debates espaço para discussão sobre o papel dos arquivos na administração pública brasileira, com seus temas e acervos abertos para as possibilidades de construção de novos projetos nacionais num contexto fortemente marcado pela crise neste ano de 2022. Confira abaixo a programação completa que será transmitida pelo YouTube:

Março: 30/03 (quarta-feira) – Horário: 10h – do Tema: O protagonismo feminino no Brasil “independente” – A contribuição de Beatriz Góis Dantas para a história de Sergipe. Palestrante: Profa. Dra. Marluce Lopes (UFS)Abril Data: 26/04 (terça-feira) Horário: 10:00h Tema: Os povos indígenas no Brasil “independente”: genocídio e (re)existência. Palestrantes: Prof. Ivanilson Martins (Mestrando UFAL) e Prof. Dra. Valéria Maria Santana Oliveira (IFS).

Abril: 26/04 (terça-feira) – Horário: 10h Tema: Os povos indígenas no Brasil “independente”: genocídio e (re)existência. Palestrantes: Prof. Ivanilson Martins (Mestrando UFAL) e Prof. Dra. Valéria Maria Santana Oliveira (IFS).

Maio: 24/05 (terça-feira) – Horário: 10h – Sugestão do Tema: A população negra e no Brasil “independente”. Palestrante: Prof. Flávio Nascimento (Doutorando em História Social/UFF)

Junho: 21/06 (terça-feira) – Horário: 10h – Sugestão do Tema: Passado, presente e futuro dos arquivos nos 200 anos da administração pública brasileira: preservação e acesso à informação. Palestrante: Prof. José Maria Jardim (a confirmar).

Agosto: 17/08 (quarta-feira) – Horário: 10h – Sugestão de tema: Narrativas historiográficas e a questão do Patrimônio Histórico no Brasil “independente”. Palestrantes: Prof. Dra. Edna Matos (UFS) e Prof. Dr. Carlos Malaquias (UFS).

Setembro: 6/9 (segunda-feira) – Horário: 10h – Sugestão de tema: Os Sequestros da Independência. Palestrante: Prof. Dra. Lilia Moritz Schwarcz (USP).

Outubro: 11/10 (terça-feira) – Horário: 10h – Tema: A educação no Brasil “independente” Palestrante: Prof. Dr. Jorge Carvalho do Nascimento (UFS)”

EventoVirtual

SegmentosSeminário/palestra/curso

Data 30/03/2022 a 11/10/2022

Horário 10:00 às 12:00

Local Youtube

Classificação Indicativa 16 anos

Valores Gratuito

E-mailapes.seduc@seduc.se.gov.br

Site https://capacitacao.seduc.se.gov.br

Acessibilidade

  • Sem informações

Programação sujeita a alteração (confirmar data e horário no site do organizador)

Veja também
Reprodução
Museu Catavento realizará exposição com releituras da obra ‘Independência ou Morte’
Leia mais
Reprodução
Livro de Ruth Rocha vira tema de contação de história em Fábrica de Cultura
Leia mais
Nelson Kon
Privado: Museu Afro Brasil terá exposição que abordará processo de independência em São Paulo e na Bahia
Leia mais