USP promove debates sobre o bicentenário da Independência

A universidade é, por natureza, um espaço para a construção do conhecimento em sua acepção mais ampla. Ambiente para defesa dos princípios da ciência moderna e do espírito democrático, tanto para a prática científica e a proposição de políticas públicas, como para o exercício do pensamento crítico.
Entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro de 2022, a Universidade de São Paulo promoverá uma intensa semana de reflexão sobre o país, reiterando o compromisso da USP com a sociedade brasileira. USP Pensa Brasil deve oferecer o espaço para o debate dos grandes temas nacionais, assim como de disseminação de conhecimento produzido na universidade. Num ano tão simbólico, o evento concentra também a produção da USP sobre o bicentenário da Independência e o centenário da Semana de Arte Moderna.
Para debater a conjuntura nacional, o Seminário USP Pensa Brasil contará diariamente – entre às 18h e 22h30, no Auditório István Janscó, no Espaço Brasiliana – com uma conferência proferida por um professor da USP, seguida por um debate com participantes internos e externos à universidade. Ao fomentar o pensamento crítico, a reflexão sobre os impasses de nossa sociedade, garantimos a abertura para a construção de novos horizontes de expectativas, para a construção do futuro. Ocorrem lançamentos de livros, manifestações artísticas, exposições, em outros endereços (a programação completa pode ser vista aqui). A dos seminários está abaixo:
Segunda-feira, 29.08: “Como pensar o Brasil no século XXI”. Conferência de Lilia Schwarz. Debate: Ailton Krenak. André Singer, Danilo Santos Miranda, e Elisa Lucinda (a confirmar).
Terça-feira, 30.08: “Relações entre Estado e Desigualdade no Brasil”. Conferência: Rubens Ricupero. Debate: Gilson Rodrigues, Padre Júlio Lancellotti, Marta Arretche e Silvio Almeida.
Quarta-feira, 31.08: “Impasses da democracia brasileira”. Conferência: Maria Hermínia Tavares de Almeida. Debate: Nelson Jobim, Pablo Ortellado, Eugênio Bucci e Maria Alice Carvalho (a confirmar).
Quinta-feira, 01.09: “Antropoceno e o novo paradigma ambiental brasileiro”. Conferência: Carlos Nobre. Debate: Fernando Gabeira (a confirmar), José Augusto Pádua, Sônia Guajajara, eTeresa Campello.
Sexta-feira, 02.09: “Impasses da cultura moderna no Brasil”. Conferência: José Miguel Wisnik. Debate: Carlos Augusto Calil, Conceição Evaristo, Eduardo Saron e José Leonardo do Nascimento.
EventoHíbrido
SegmentosSeminário/palestra/curso
Data 29/08/2022 a
Horário 18:00 às 23:00
Local Auditório István Jancsó- Rua da Biblioteca, s/n - Cidade Universitária - São Paulo - SP
Classificação Indicativa Livre
Valores Gratuito
Site https://www.pensabrasil.usp.br/
Ingressos Inscrições em https://www.pensabrasil.usp.br/inscricoes
Programação sujeita a alteração (confirmar data e horário no site do organizador)