Espetáculo de dança ‘Donos da Terra’ revisita a memória dos povos originários

Donos da Terra é um espetáculo concebido por Arilton Assunção, visando retratar a importância da cultura indígena para a nossa formação social, um espetáculo de dança contemporânea. A visão romântica em relação aos povos originários durante o processo de descobrimento e colonização, tem forte relação com o indianismo que corresponde a uma das tendências literárias mais marcantes do período romântico na literatura brasileira.

A corrente indianista romântica foi explorada anteriormente pelo movimento barroco na Arte de Gramática da Língua mais usada na costa do Brasil; Poema à Virgem; e A Cartilha dos Nativos, de José de Anchieta. E também no arcadismo de Basílio da Gama, com sua obra “O Uraguai” (1769).

José de Alencar foi um dos mais representativos escritores brasileiros que explorou a mitificação do indígena como herói nacional. Neste contexto, “o índio idealizado” foi associado a uma figura escolhida para exaltar aspectos nacionais, transformando-o em “o bom selvagem” – símbolo de inocência e pureza.
Assim, enquanto no continente europeu os cavaleiros medievais eram as figuras romantizadas para representar o bom herói, um ser idealizado, corajoso e forte. No Brasil, através das obras de Alencar, a figura romantizada de um novo herói era a do indígena.

É necessário, mais do que nunca, resgatar a memória indígena intrínseca à nossa ancestralidade, contar e difundir a história desses povos que habitavam as terras brasileiras.

A imagem do índio herói, bom selvagem, preguiçoso, protetor da natureza, bravo, entre outros adjetivos, buscam engolir o aspecto mais importante e inerente a todos nós: o de “ser humano”, pertencente a um lugar, com sua história e cultura.

Partindo deste recorte histórico, perguntamos: o que mudou em 200 anos de independência? Krenak nos conta que a verdade é que os índios ainda vivem refugiados e encurralados em seu próprio território há muito tempo, que o índio pensa, reflete e vive a natureza, sendo um caçador de beleza, revive, reproduz, contempla e honra a sua ancestralidade inspirado pela beleza da natureza.

Com apoio da Secretaria Especial de Cultural e Economia Criativa do Estado de SP, por meio do PROAC Editais e produção da Faces Ocultas Cia de Dança, Donos da Terra é um espetáculo que visa retratar a importância da cultura indígena para a nossa formação social, um espetáculo de dança contemporânea, utilizando-se de músicas tradicionais indígenas e músicas populares brasileiras.

Esta apresentação terá o seguinte escopo:

13h30 as 15h – oficina com o professor e coreógrafo Arilton Assunção
As 20h – inicio da aprsentação e logo em seguida bate papo com a plateia.

EventoPresencial

SegmentosDança

Data 04/08/2022

Horário 13:30 às 22:00

Funcionamento Início da Oficina - 13h30 às 15h. Início da apresentação as 20h às 20h50 - intervalo e em seguida bate papo com a plateia

Local Teatro Municipal Theotonio Vilela- Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, s/n - Alto da Boa Vista - Sorocaba - SP

Classificação Indicativa 12 anos

Valores Gratuito

Contato Whatsapp: (11) 4602-5236

Site https://www.instagram.com/facesocultasciadedanca/

Acessibilidade

  • Física

Programação sujeita a alteração (confirmar data e horário no site do organizador)

Veja também
‘A Independência do Brasil na Bahia’ é tema de bate-papo promovido pela USP
Leia mais
Reprodução
‘Macunaíma’ é tema de oficina criativa na Casa Mário de Andrade
Leia mais
As Rodas Sagradas do Universo Negro Brasileiro são tema do Festival Dialéticas Afro-Musicais no CCSP
Leia mais